sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano de 2010!!!


O ano de 2010 revelou-nos muito do que políticos, gestores, diplomatas e pessoas comuns pretendem esconder: dos salários milionários às escutas telefónicas, dos telegramas do Wikileaks às fotos indiscretas, publicadas no Facebook. O mundo tornou-se um enorme buraco de fechadura, pelo qual nenhum de nós resiste a espreitar.
No dia 12 de Janeiro um terramoto arrasou o Haiti,matando 230.000 pessoas,ferindo 300.000 e deixando um milhão sem abrigo.
Em Agosto no Paquistão as cheias mataram 1.600 pessoas,desalojaram 12 milhões.Nesta situação que relato,toda a ajuda humanitária foi insuficiente.Em Outubro,finalmente é Aprovado o Orçamento de Estado.O Sport Lisboa e Benfica conquista o seu 32º Titulo de Campeão Nacional. Realizou-se o Campeonato de Mundo de Futebol.José Saramago morre aos 87 anos.
A nossa Freguesia debateu-se com uma enorme Taxa de Mortalidade.
Em sintese,alguns Acontecimentos que achei importante divulgar.

Bom Ano de 2011 a todos os bloguistas.

sábado, 13 de novembro de 2010

Cívismo???


Por falar em Cívismo.O termo Cívismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida colectiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Contudo não é assim tão simples.
Até porque quando um cidadão demonstra comportamentos poucos sociais ao ponto de desembrulhar lixo e seguidamente fotografá-lo.
Este comportamento é Civico???
Enfim,contudo não abdico de realçar que considero mais positivo,noticiar,fotografar ou redigir algo positivo sobre esta freguesia.
Esse é o meu papel,noticiar e divulgar.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cancro???

Cancro é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade. O câncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.
O cancro é geralmente classificado de acordo com o tecido de qual as células cancerígenas se originaram, assim como o tipo normal de célula com que mais se parecem. Um diagnóstico definitivo geralmente requer examinação histológica da biópsia do tecido por um patologista, embora as indicações iniciais da malignidade podem ser os sintomas ou anormalidades nas imagens radiográficas. A maioria pode ser tratada e alguns curados, dependendo do tipo específico, localização e estadiamento. Uma vez diagnosticado, o câncer geralmente é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Com o desenvolvimento das pesquisas, os tratamentos estão se tornando cada vez mais específicos para as diferentes variedades do câncer. Ultimamente tem havido um progresso significativo no desenvolvimento de medicamentos de terapia específica que agem especificamente em anomalias moleculares detectáveis em certos tumores, minimizando o dano às células normais. O prognóstico para os pacientes com câncer é muito influenciado pelo tipo de câncer, assim como o estadiamento, a extensão da doença. Além disso, a graduação histológica e a presença de marcadores moleculares específicos podem também ser úteis em estabelecer o prognóstico, assim como em determinar tratamentos personalizados.
Caros bloguistas depois de ler este resumo,resolvi,proporcionar-vos,um momento de leitura de tal modo que fiquemos ilucidados de tamanha crueldade neste Mundo Abstrato.
Por momentos pensei,reflecti,compreendi que afinal o mal não acontece só aos outros.
Por isso vos digo,como é possivel esta palavra de seis letras fazer tanta miséria.
Pensem bem no dia de amanhã.

domingo, 29 de agosto de 2010

Saga Anual??Porquê,Para Quê ou Para Quem?


As nossas Serras são todos os anos umas vítimas incêndiárias.
Elas todos os anos são repetidamente fustigadas com violentos incêndios, que são causados quase na sua totalidade por mão criminosa.
É uma perda enorme cada ano que passa haver cada vez menos árvores neste Portugal, tudo arde de uma maneira incontrolável que até faz medo, aquando somos confrontados através dos media com notícias tão penosas e dolorosas a respeito dos incêndios, os quais ultimamente têm feito enormes estragos. Pois eles varrem por todo o lado, consumindo hectares atrás de hectares de floresta, levando consigo, animais, casas, tudo aquilo que lhes aparece pela frente.
Os bombeiros quando são chamados a intervir, pensam logo que aquilo já vai ser mais um novo inferno para eles, uma vez que enquanto eles tentam apagar o fogo de um lado, do outro lado anda a mão criminosa a atear mais fogos.
Isto tem muito de prejudicial, quer a nível ambiental, quer a nível financeiro para o Mundo.
A nível ambiental é um desastre, por causa do buraco e camada do ozono que vai aumentando, e também se vai perdendo espaços verdes e frescos, o que pode vir a trazer consequências ainda mais graves do que aquelas com que vivemos na actualidade, devido ao aquecimento global do planeta, e com os glaciares a derreterem, sofremos com o aumento dos níveis das águas.
É também muito grave a nível financeiro, dado que cada árvore para chegar ao seu estado adulto, necessita de diversos gastos. Por outro lado, ao nível económico pode-se dizer ainda que isso só é benéfico para alguns empresários da área.
Voltando a frisar, é muito triste esta calamidade, e tem-se vindo a propagar de ano para ano com uma força exorbitante, e as pessoas que ficam sem as suas coisas, como é?
Que podemos fazer para acabar com esta criminalidade.
Acredito que responsalizando o proprietário,exigindo ás autarquias maior controlo e punindo de uma forma justa e merecida todo o incêndiario,poderemos combater tamanha crueldade sobre a mãe natureza.

domingo, 1 de agosto de 2010

Para ser solidário basta um simples gesto.

O interior do país cada vez mais apresenta uma taxa de envelhecimento altíssima.
Famílias procuram no litoral do país melhor qualidade de vida.Diversas razões provocam uma desertificação,terras abandonadas,casas.
Na minha opinião A Regionalização é fundamental,porque, o interior do país já está mais que esquecido por parte do Poder Central.Existem várias Reformas de combate á desertificação,baixa taxa de natalidade,desemprego a Regionalização é uma delas.Os milhões de euros gastos em autarcas nas pequenas freguesias ,formariam um bolo de combate á desigualdade imperadora no nosso país.
O Apoio Social é um valor gratificante para combater tamanha desigualdade social que teima imperar no nosso "Interior Esquecido".
Defendo um apoio social com uma triagem,de modo a que cada caso seja um caso,não basta "sustentar" Associações, Centros, mas sim tomar medidas de combate á má utilização de recursos,apoios sociais estaduais.
Encontra-se em Processo de Desenvolvimento uma Fundação,equílibrada,ciente,capaz,unida,forte e responsável capaz de poder apoiar quem mais precisa.
Deste modo vamos todos comparecer no dia 28 de Agosto num almoço convívio de angariação de fundos a realizar na Churrasqueira " A Saborosa" pelas 12h e 30 mts.
Compareça a sua ajuda é fundamental.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Acabou........


Sempre opinei e distribui ideais de uma Selecção capaz de vingar no velho continente,mas afinal,fracassámos aos pés dos nossos vizinhos.
Campeonatos do Mundo disputam-se de 4 em 4 anos,será que temos Ronaldo?
Apesar de tudo os jogadores estão de parabéns.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tambem a Cultura perdeu..........


O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira.
De acordo com nota oficial, deixada pela família no site do escritor, Saramago morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos. O autor sofria de problemas respiratórios. "O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", disse o comunicado oficial.
A informação foi dada em primeira mão à agência de notícias EFE pela família do escritor, que era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura e um prêmio Camões.
Entre as obras publicadas por Saramago estão: "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), "Levantado do Chão" (1980), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1986), "A Jangada de Pedra" (1986), "História do Cerco de Lisboa" (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991),"Todos os Nomes" (1997), "O Homem Duplicado" (2003), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Caim" (2009).Estes são alguns exemplos de uma carreira litúrgica fabulosa. José Saramago " até sempre".

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Será que foi negligência??


Familiares e amigos participaram nas cerimónias fúnebres ainda incrédulos com circunstâncias do acidente.

Carina Ferreira ia ao telemóvel no momento do acidente. Uma distracção, fatal, durante a condução, em velocidade assinalável, na auto-estrada. A ausência de marcas no pavimento, e de outros materiais, aponta para que "no momento do acidente" fosse "distraída e sem tempo para reagir".

A distracção, "associada a alguma velocidade, contribuiu para que o pequeno Peugeot subisse o talude, que funcionou como "rampa de lançamento e voasse quase 70 metros em direcção à ravina onde foi cair".

Ontem durante o funeral, em Lamego, amigos e familiares continuavam incrédulos com os contornos do acidente (ver texto em baixo) e muitos foram aqueles que voltaram ao local onde o carro foi encontrado. Mas as perícias da PJ, que afastaram "em definitivo" a hipótese de envolvimento de um segundo carro, "não deixam grandes dúvidas".

O veículo tinha acabado de entrar na A 24, "facto que afasta a hipótese de sonolência. No caso de doença súbita, que não foi apurada na autópsia, há sempre uma reacção e posterior travagem". Contingências que deixam marcas e vestígios na estrada.

Mas quer no pavimento da A 24 quer nas imediações do local onde se deu o acidente "não foram encontrados quaisquer vestígios.

É convicção dos investigadores que Carina "seguia distraída ao telemóvel, provavelmente a enviar sms ou a marcar números. No caso de uma chamada, há campo de visibilidade e espaço para reagir". Mas Carina não teve nenhuma reacção, "como indica a ausência de marcas".

O carro "seguia com alguma velocidade, entrou em despiste e subiu, na diagonal, os 5 m do talude, que ajudaram à projecção do veículo". Carina "perdeu o controlo do veículo em consequência da distracção, o que impediu qualquer reacção". No momento em que subiu o talude "há um embate, muito ligeiro, do pára-choques com o poste da vedação".

Embalado pelo talude, "que serviu como rampa de lançamento" o Peugeot "voou quase 70 metros em direcção à ravina". Depois foi, "literalmente, aos trambolhões pelo declive, sempre a bater do lado da condutora e depois assentou, de forma brutal, na traseira". Foi a queda, "violenta, do Peugeot que provocou as lesões, mortais", à jovem.

As peritagens demonstram ainda que o cinto de segurança "estava em tensão porque ficou bloqueado quando o carro caiu, em grande velocidade".

Sobre a velocidade a que o veículo seguia, os investigadores não se pronunciam. "É quase impossível de determinar." A perícia apenas deduziu que a velocidade "era elevada dada a distância que separa o primeiro ponto de embate do local da queda".

Carina deixou de ser vista a 1 de Maio quando se deslocava para a Régua, onde trabalhava e tinha prometido comparecer numa festa. Na noite do desaparecimento, a irmã, que saiu primeiro de casa, estranhou a demora e tentou contactá-la. Os telefones chamaram, mas Carina já não atendeu. Ao fim de 38 dias, com buscas e diligências policiais, o carro foi localizado no fundo de uma ravina, junto à A24. A PJ adiantou que se tratou de um acidente, tese desvalorizada durante a investigação; a autópsia confirmou-o.

Nos próximos dias, os resultados da perícia ao automóvel e da autópsia deverão ser remetidos ao Ministério Público, que decretará o arquivamento do caso.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Não podia passar ao lado!!!!!


O Benfica é o campeão nacional de futebol pela 32.ª vez na sua história.

Os jogadores encarnados festejam no relvado, depois receberão das mãos de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, a taça referente ao campeonato e, posto isto, seguem para o Marquês de Pombal.

O trajecto de 12 quilómetros entre o Estádio da Luz e o Marquês, por onde vai passar o autocarro com os jogadores, treinadores e dirigentes, já foi definido com a Polícia de Segurança Pública (PSP) . Passará na Segunda Circular, ao lado do Estádio de Alvalade, Entrecampos, Av. da República, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo e Rotunda do Marquês. Este percurso será vigiado bem de perto por 300 agentes da PSP. Na Rotunda, a maioria das ruas será fechadas ao trânsito, desde a Avenida da Liberdade, Túnel do Marquês, Fontes Pereira de Melo e Joaquim Augusto Aguiar.
O Futebol tornou-se um negócio de milhões,euros e simpatizantes,o desporto rei é como "uma bola de neve" ganha volume de dia para dia,até onde chegará este poder de força??
Contudo,as romarias aos estádios embelezam ruas,pátios,rotundas,estátuas,recintos,dão vida a este Portugal contagiado por uma melancolia que renitentemente persiste.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Segurança no Trabalho!!!



A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem carácter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.

A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas - que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral.

Um ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequadas é considerado doentio. Por isso, o funcionário deve usar roupas adequadas para se proteger do que “enfrenta” no dia-a-dia corporativo. O mesmo ocorre com a umidade. Já o ruído provoca perca da audição e quanto maior o tempo de exposição a ele maior o grau da perda da capacidade auditiva. A segurança do trabalho implica no uso de equipamentos adequados para evitar lesões ou possíveis perdas.

É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs, luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de conscientização, pois o retorno será bem mais positivo.
Contudo na actualidade laboral continua a vigorar a falta de responsabilidade por parte da Entidade,na obrigação legal,consciencialização,dos seus funcionários.
Deste modo defendo um maior número de auditorias,fiscalização.
O combate á morte durante o horário laboral depende de todos.

sábado, 24 de abril de 2010

Faz hoje 37 anos!


Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.

O regime que vigorava em Portugal desde 1933 cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais. O levantamento, usualmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Os oficiais de baixa patente, os oficiais milicianos. estudantes recrutados, muitos deles universitários, vendo suas carreiras interrompidas, cedo aderiam.

É consensual ter trazido essa revolução, conduzida por esses jovens, a liberdade ao povo português, oprimido durante décadas

Denomina-se "Dia da Liberdade" o feriado nacional instituído em Portugal para comemorar a revolução iniciada no dia 25 de Abril de 1974.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Piada para hoje!!!

O Viúvo

No café ,um bêbado desabafava com um amigo:
- Tive três mulheres... As três morreram...
- Sério? - pergunta o amigo, assustado - Mas como
aconteceu?
- A primeira comeu cogumelos envenenados...
- Cogumelos envenenados? Que azar... E a segunda?
- Também comeu cogumelos envenenados!
- Tás gozando!? Vais dizer que a terceira também comeu
cogumelos envenenados?
- Não... A terceira morreu de uma pancada porque não quis
comer cogumelos envenenados!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Torneio de Páscoa.

A Junta de Freguesia de Anceriz participou no Torneio de Páscoa dos Bombeiros Voluntários de Coja e a organização congratula-se e agradece a forma [correcta] como decorreu a prova. A Taça da Disciplina, oferta de António Jesus Quaresma, foi para a equipa 'Coxos da Aldeia', que também arrecadaram a taça do 3º posto na tabela classificativa. O melhor marcador do torneio foi Ricardo Castanheira [B.V. ARGANIL], que levou para casa uma taça oferecida pela Barbearia Silvino. O melhor guarda-redes foi Bruno Silva [B.V. PENACOVA], que recebeu o prémio oferecido pelo Café Flor do Alva.
A organização agradece ainda a José Antunes, Carlos Castanheira, ARGOCÔJA, HER. João César, NIDSMARTS, MILLENIUM, António Júlio, FEITEIRA Cª Lda e Emergência 2000, a oferenda dos restantes troféus que foram atribuídos às equipas participantes, que assim ficaram classificadas:

Classificação final:

1º COVELO
2º EDUARDU´S BAR
3º COCHOS DA ALDEIA
4º B.V. ARGANIL
5º B.V.PENACOVA
6º BARRIL DE ALVA
7º PARAÍSO DO ALVA
8º JUNTA DE FREGUESIA DE ANCERIZ
9º SEGUNDAS FEIRAS
10º CAFÉ PISÃO
11º C. I. CERDEIRA
12º B. V. CÔJA

sexta-feira, 26 de março de 2010

Porque aconteceu?


Em oprtuno considero e retribuo votos para que a família de Mirandela ( familia de Leandro)retorne á normalidade, depois deste grave incidente que comoveu todos os portugueses. O Director Regional de Educação do Norte participou nas cerimónias fúnebres de Leandro e considerou inoportuno falar sobre o relatório, já concluído, da Inspecção Geral de Educação sobre o caso. Centenas de pessoas juntam-se na dor da família de Mirandela.
Centenas de pessoas juntaram-se à dor da família no funeral de Leandro, esta manhã, em Cedaínhos, Mirandela. As cerimónias fúnebres ficaram marcadas por grande comoção, particularmente entre os familiares do jovem de 12 anos.

Antes do funeral sair da igreja, a mãe de Leandro sentiu-se mal e teve que ser assistida. Centenas de pessoas acorreram à igreja e o pároco acabou por pedir a todos os que quiseram juntar-se à dor da família para terem em atenção a comoção dos familiares, evitando muitas palavras e apresentado as condolências de forma mais breve.

O director Regional de Educação do Norte, António Leite, participou nas nas cerimónias fúnebres de Leandro. Confrontado pelo JN, disse apenas "não ser este o local para prestar declarações" sobre o relatório da Inspecção-Geral de Educação, já concluído, sobre a morte de Leandro.

Suspeita-se que o rapaz, de 12 anos, pode ter sido a primeira vítima mortal de "bullying" em Portugal, dado que o rapaz terá dito que se ia atirar ao rio para evitar mais agressões na escola.

As autoridades parecem pouco inclinadas para a tese do suicídio e suspeitam de uma brincadeira que correu mal. Na altura em que desapareceu, estava acompanhado pelo irmão gémeo e por um primo.

O corpo de Leandro foi encontrado ontem de manhã, quinta-feira, cerca das 8 horas, por um pescador, no local da Azenha do Saldanha, entre Frechas e Cachão, 13 quilómetros a jusante do local onde se terá atirado ao rio, no parque de merendas, em Mirandela, no dia 2 de Março.
Acontecimentos deste calíbre maligno devem acabar. Quando uma sociedade, que se valoriza por
entendimento,respeito e educação estes actos,movimentos,pensares,atitudes devem ser condenados e juridicamente julgados.
Opino de uma realidade actual,convicta,que lutará contra este tipo de patologia social.

terça-feira, 23 de março de 2010

Leia e conclua.

O governo apresentou na Assembleia da República a sua proposta de “Programa de Estabilidade e Crescimento 2008-2011” (PEC:2008-2011) que tenciona enviar à Comissão Europeia, que mostra que este governo não aprendeu nada com os erros que tem cometido a nível de politica económica, a qual conduziu também o País à situação grave em que se encontra.

O governo tem apelado aos patrões privados para que não destruam emprego, gastando milhões e milhões de euros de fundos públicos para os apoiar, nomeadamente as grandes empresas. No entanto, na Administração Pública o governo tem feito e tenciona continuar a fazer precisamente o contrário. De acordo com dados constantes daquela proposta, entre 2006-Set/2008, foram destruídos na Administração Pública 51.488 postos de trabalho. A Administração Pública era, até ao governo de Sócrates, o principal empregador de jovens licenciados. Com este governo ela passou de criadora de emprego a principal destruidora de emprego, Como consequência, entre 2005 e 2008, o desemprego com ensino superior passou de 48.500 para 68.700, i.é, aumentou em 69,6%. E entre 2009-2011 o governo prevê a destruição de mais 56.000 postos de trabalho na Administração Pública o que vai contribuir para agravar ainda mais o problema do desemprego.

Apesar das frequentes declarações de Sócrates a favor do investimento público (parece que só agora é que “descobriu” a importância do investimento público), os dados do PEC: 2008-2011 revelam que essas declarações são “sol de pouca duração”. De acordo com o PEC apresentado na Assembleia da República, a Formação Bruta de Capital Fixo público, ou seja, o investimento publico, será, em 2010, apenas de 4.128,9 milhões de euros, ou seja, menos -14% do que o previsto para 2009, que é já manifestamente insuficiente para ter qualquer efeito significativo na criação de emprego, já que representa apenas 12% do investimento total previsto no País.

De acordo também com a proposta do PEC: 2008-2011, é intenção do governo continuar a reduzir o crescimento das despesas das pensões: (1) Através de uma fórmula de cálculo da pensão, diferente da que vigorou até este governo, que determina reduções importantes nas pensões de todos os trabalhadores que se reformarem no futuro; (2) Por meio do factor de sustentabilidade, que é um factor que reduz as pensões a acrescentar à redução anterior, o qual, entre 2008 e 2009, aumentou 136%, pois passou de 0,56% para 1,32%; (3) E ainda por meio de uma fórmula de actualização das pensões que impede qualquer melhoria nas pensões até 628€, e determina a redução continuada no poder de compra das restantes pensões. As consequências destas medidas para os pensionistas são graves, pois o próprio governo prevê, no PEC:2008-2011, que elas determinem até 2020 uma redução nas despesas com pensões correspondente a 1,5% do PIB o que corresponde, a preços de 2009, a menos 2.555 milhões de euros recebidos pelos pensionistas em 2020.

O governo prevê na proposta do PEC:2008-2011, que se a taxa de juro a curto prazo for superior em 20% à taxa que considerou na elaboração do seu cenário macroeconómico, ou seja, que ela atinja 2,64%, o que certamente acontecerá, tal subida determinará que a taxa de desemprego aumente 0,9 pontos percentuais, o que fará aumentar a taxa de desemprego oficial para 9,4%, o que significaria que o desemprego oficial atingisse, em 2009, 529 mil portugueses. Se juntarmos a este numero, o numero previsível de “inactivos disponíveis” e do subemprego visível, que são desempregados que não são considerados nos números oficiais do desemprego do governo, o desemprego efectivo atingirá, em 2009, cerca de 664 mil portugueses, o que corresponderá a uma taxa de desemprego de 11,8%.

Apesar de várias entidades preverem que Portugal continue mergulhado numa grave crise em 2010, e previsivelmente, também em 2011, este governo tenciona, se ganhar as eleições, reduzir o défice orçamental, entre 2009 e 2010, de -3,9% para apenas -2,9%. E , em 2011, para -2,3%. Isto significa, a preços de 2009, uma redução no deficit orçamental, respectivamente, de cerca de 1.700 milhões de euros em 2010, e de mais 680 milhões de euros em 2011. É evidente que isto só poderá ser obtido à da diminuição do investimento e do consumo público o que, a concretizar-se, só poderá determinar um agravamento maior da crise em que o País ainda estará certamente mergulhado. È cada vez mais evidente que só rompendo com a politica de obsessão do défice é que Portugal poderá sair da grave crise económica e social em que está mergulhado.

Com o Orçamento Suplementar para 2009, o governo apresentou também na Assembleia da República a sua proposta de Programa de Estabilidade e Crescimento para o período 2008-2011 (PEC:2008-2011) que tenciona enviar à Comissão Europeia em Bruxelas.

A análise dessa proposta leva à conclusão que este governo não aprendeu nada com os erros passado, pois tenciona continuar, se ganhar as eleições, com a mesma politica de obsessão de redução do défice já a partir de 2010 (inclusive), ou seja, com a politica que fragilizou a economia e o País, e que o deixou incapaz de resistir ou, pelo menos, de reduzir os efeitos para Portugal da crise financeira internacional. A análise da proposta do PEC:2008-2011 leva à conclusão que tenciona, mesmo em 2009, seguir a politica em vários aspectos que vinha seguindo e, a partir de 2010, retomar totalmente a politica de obsessão do défice que também contribuiu para a situação grave em que está a economia e a sociedade portuguesa.

quarta-feira, 17 de março de 2010

I.R.S 2009

Amigos bloguistas seguidores,em oportuno informo que preencho Declarações de Modelo 3 I.R.S.
Caso esteja interessado,informe através de comentário ou via email(hugoferreirabenfica@hotmail.com).

terça-feira, 16 de março de 2010

Visconde de rio Branco.Um Verdadeiro líder...


O Visconde do Rio Branco é uma das figuras mais conhecidas da História do Brasil, principalmente pela sua actuação no movimento abolicionista (coordenou a luta pela aprovação da Lei do Ventre Livre), por seus serviços diplomáticos e como Presidente do Conselho de Ministros do Império (1871 -75). É exposta aqui uma faceta sua: Professor de Matemática. Neste contexto, deve-se apontar que foi um exemplo, talvez o mais importante, de uma situação que existiu no Brasil desde a Proclamação da Independência até ao início deste século.
Movimento Abolicionista:
A escravidão começou a declinar em 1850, com o fim do tráfico de escravos. Entretanto, a campanha abolicionista só ganhou impulso a partir de 1870, quando sectores de uma classe média emergente, formada por intelectuais, militares, pequenos empresários, advogados, jornalistas e outros profissionais liberais, mobilizavam-se pelo fim da escravidão.

Para esses sectores, que beneficiavam da prosperidade urbana e da educação, a escravidão era conhecida como uma deformação que provocava atrasos na económia e degradação social.

O governo imperial tentava administrar a questão fazendo com que a abolição acontece-se de forma gradual, para não descontentar os políticos que também usufruiam ou que representavam os interesses do regime.

Deste modo, entre a primeira e a última das três leis abolicionistas, dezassete anos passaram. Porém, quando a campanha abolicionista ganhou ruas e se tornou um movimento de massas, engrossado pelos próprios escravos, o Império teve de ceder. A Lei Áurea foi assinada em 1888,até que nos outros países do continente já não havia mais escravidão.
Contudo a escravidão continua nos dias de hoje.

sábado, 13 de março de 2010

Regionalização. Já!!



"Não espero, porque isso nunca é de esperar num grande partido como o PS, que esta ideia das cinco regiões seja completamente unânime no nosso partido. Eu sei que não é", afirmou José Sócrates, no encerramento das jornadas parlamentares do PS, que decorreram em Beja.

Contudo, acrescentou, será possível para o PS "viver com esta salutar e sã discordância", agora que o Estado está preparado para proceder à "reforma indispensável e urgente no sentido do desenvolvimento e da maturidade democrática que é a criação das regiões administrativas", depois de obtidos "os consensos políticos indispensáveis".

Referindo-se implicitamente àqueles que discordam da criação de uma única região no Alentejo, o primeiro-ministro e secretário-geral socialista disse estar ainda convencido de que os que querem a regionalização no país "percebem que a regionalização ou existirá com cinco regiões ou não sairá do papel".

José Sócrates fez também referência ao chumbo da regionalização no referendo de 1998, considerando que "grande parte do 'não'" ficou a dever-se àquilo que foi a proposta do PS de divisão administrativa.

"Julgo que hoje essas cinco regiões recolhem um consenso social e político que permitirá avançar", sublinhou.

Na minha opinião A Regionalização é fundamental,porque, o interior do país já está mais que esquecido por parte do Poder Central.Existem várias Reformas de combate á desertificação,baixa taxa de natalidade,desemprego a Regionalização é uma delas.Os milhões de euros gastos em autarcas nas pequenas freguesias ,formariam um bolo de combate á desigualdade imperadora no nosso país.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Caricato,inoportuno e envergonhoso!


Caros Seguidores, não querendo fazer deste blogue um ringue de palavras,optei por postar apenas comentários dignos de tal.
Importa informar que este blogue continuará a divulgar, noticiar com toda a transparência.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Será Melhoramento?



Será Melhoramento?? Fica ao vosso critério Srºs e Srªs.
Acerca da Sinalização de Trânsito aconselho todos as pessoas habilitadas para conduzir a consultarem o Decreto Regulamentar de Sinalização de Trânsito,Secção 2,Artº 12.è interessante consultem e aprendam.
Diversificando,realmente viver em Sociedade não é fácil! Ora vejamos,outrora,neste largo subsistia um prédio.No presente é utilizado para parqueamneto dos residentes adjacentes.Com a colocação de Recipientes para Detritos encorta o espaço de parqueamento.
Qaul será a razão mais célere desta distribuição de Recipientes?

Cem dias já lá vão???


Passaram-se cem dias,como o tempo passa?Passa o tempo,mas,as "promessas"ainda não dissiparam da nossa memória.Ora vejamos,onde pára o alcatrão?Sim o alcatrão,o prometido.Vou relembrar:

- Alcatroamento da Rua Adelino Abranches

- Alcatroamento da Rua do Lagar até á Cruz de Vinhó.

Nesta foto em anexo,conclui-se onde tem sido utilizado o tal?

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mais vale tarde do que nunca!


Decorria o mês de Outubro,véspera de acto eleitoral,quando algo aconteceu?
Préviamente a Candidatura Independente encabeçada pelo Sr.Engº.Rui Silva,proporcionou,uma Sessão de Esclarecimento ao eleitorado ancerizense para o dia 08-10-2009 ás 19.00 horas,até aqui tudo muito bem.
Será que alguém acredita que á mesma hora decorria um evento,febras e ....,nesta freguesia.
Mais um exemplo de má política.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Minha Opinião.


Perante esta actualidade de testemunhos comprometedores direccionados á governação do actual Governo Português.Que poderemos concluir?Será uma cabála?Será verdade? Até que se prove o contrário, todo o homem é honesto. A Associação Sindical dos juízes (ASJP) quer que o Procurador-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal esclareçam os factos que os levaram a desvalorizar alguns indícios recolhidos no inquérito do caso Face Oculta.

Contudo, a ASJP refere que a opinião pública recebeu "com indignação e incompreensão" os últimos factos divulgados sobre as certidões do processo Face Oculta, extraídas para apurar se terá havido pressões sobre a comunicação social.

"O silêncio, ou os escassos esclarecimentos, a que se remeteram de novo as autoridades judiciárias que fizeram a avaliação final dos indícios não contribuiu, em nada, para a credibilidade da Justiça", criticam os juízes.Mas enquanto se preparam os próximos ataques à independência da justiça e ao exercício da opinião livre (não julguem que há processos Face Oculta sem uma resposta articulada do poder), a vigilância continua a ser um dos trabalhos nobres da democracia participativa. Democracia Participativa,até que ponto.O País encontra-se numa situação jamais deparada,todos juntos,Portugal precisa de todos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ainda existem Racismos?


O Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.Em pleno século XXI é inconcebivél o modo com abordamos um ser humano que só por si já transporta uma carga negativa e temos o descaramento de o apelidar de " Preto".Meus Srºs e minha Srªs. a realidade da nossa existência espanta-se em frente de um simples espelho.