terça-feira, 16 de março de 2010

Visconde de rio Branco.Um Verdadeiro líder...


O Visconde do Rio Branco é uma das figuras mais conhecidas da História do Brasil, principalmente pela sua actuação no movimento abolicionista (coordenou a luta pela aprovação da Lei do Ventre Livre), por seus serviços diplomáticos e como Presidente do Conselho de Ministros do Império (1871 -75). É exposta aqui uma faceta sua: Professor de Matemática. Neste contexto, deve-se apontar que foi um exemplo, talvez o mais importante, de uma situação que existiu no Brasil desde a Proclamação da Independência até ao início deste século.
Movimento Abolicionista:
A escravidão começou a declinar em 1850, com o fim do tráfico de escravos. Entretanto, a campanha abolicionista só ganhou impulso a partir de 1870, quando sectores de uma classe média emergente, formada por intelectuais, militares, pequenos empresários, advogados, jornalistas e outros profissionais liberais, mobilizavam-se pelo fim da escravidão.

Para esses sectores, que beneficiavam da prosperidade urbana e da educação, a escravidão era conhecida como uma deformação que provocava atrasos na económia e degradação social.

O governo imperial tentava administrar a questão fazendo com que a abolição acontece-se de forma gradual, para não descontentar os políticos que também usufruiam ou que representavam os interesses do regime.

Deste modo, entre a primeira e a última das três leis abolicionistas, dezassete anos passaram. Porém, quando a campanha abolicionista ganhou ruas e se tornou um movimento de massas, engrossado pelos próprios escravos, o Império teve de ceder. A Lei Áurea foi assinada em 1888,até que nos outros países do continente já não havia mais escravidão.
Contudo a escravidão continua nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário